Não pare de sorrir, a sua saúde agradece - Prof. Doutor Armandino Alves
872
post-template-default,single,single-post,postid-872,single-format-standard,bridge-core-3.1.6,cookies-not-set,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

Não pare de sorrir, a sua saúde agradece

Não pare de sorrir, a sua saúde agradece

‘Rir é o melhor remédio’. Ouvimos muitas vezes esta expressão, mas será que já pensamos realmente nos benefícios que o sorriso pode trazer para a nossa saúde?

Venha conhecer sete boas razões (científicas) para que não deixe nunca de sorrir.

Previne doenças

Sabia que, após uma gargalhada, a respiração se torna mais profunda, contribuindo para a redução da tensão arterial, melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes para o organismo? Tudo isto afeta diretamente o nosso corpo e pode mesmo ajudar na prevenção de várias doenças.

Estimula o cérebro

A atividade desencadeada pelo riso faz com que ambos os hemisférios cerebrais entrem em ação, libertando a mente da tensão e do stress psicológico. A própria mente acaba por se tornar mais desperta para o que a rodeia e aumenta a capacidade de reter informação.

Liberta endorfinas

Ao sorrir está a libertar endorfinas, substâncias associadas ao bem-estar, responsáveis por promover uma sensação positiva geral, com influência direta na saúde física e mental.

O próprio sistema imunológico acaba por ser estimulado, aumentado o número de células e anticorpos que combatem infeções.

Rejuvenesce

Provavelmente nunca tinha imaginado, mas as gargalhadas funcionam também como um poderoso anti-idade. Segundo estudos, quem sorri mais pode rejuvenescer até 8 anos. Tentar não custa, certo?

Exercita o corpo

O sorriso limita-se aos músculos da face, mas uma boa gargalhada consegue atingir outros pontos do organismo, como o diafragma e a região abdominal. Nesta zona, os benefícios podem ir desde o nível muscular como na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.

Combate o stress e ansiedade

O mesmo processo que liberta endorfinas acaba por diminuir o cortisol, hormona responsável por sentimentos mais negativos como a ansiedade, medo e stress.

Queima calorias

Rir acelera o gasto energético e o metabolismo do organismo, aumentando em cerca de 20% o ritmo cardíaco. De acordo com os especialistas, 10 minutos de gargalhas equivalem a menos 40 calorias. Não é muito, mas pode fazer a diferença!

Marque uma consulta no Dr. Armandino Alves – Centro de Ortodontia e viva a vida com o seu melhor sorriso. Contacto: 914 769 929