Dicas de higiene para quem usa aparelho fixo - Prof. Doutor Armandino Alves
618
post-template-default,single,single-post,postid-618,single-format-standard,bridge-core-3.1.6,cookies-not-set,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

Dicas de higiene para quem usa aparelho fixo

Dicas de higiene para quem usa aparelho fixo

Quem utiliza aparelho fixo sabe que a possibilidade de deixar pequenos resquícios de alimentos presos aos bráquetes é grande e, por isso, o processo de higienização deve ser ainda mais cuidadoso. Para evitar acumular a placa bacteriana e favorecer a higiene oral, deixamos algumas dicas a que deve ter especial atenção:

Utilize escovas adequadas – Escovas ortodônticas, especialmente pensadas para quem utiliza aparelho, são mais eficientes que as convencionais devido à estrutura que contempla todos os bráquetes e arco do aparelho.

Não se esqueça do fio dentário – Apesar de ser mais trabalhoso com aparelho fixo, a sua utilização é fundamental por chegar a superfícies que a escova não alcança. Existem no mercado fios próprios para quem está a fazer tratamento ortodôntico que facilitam o processo.

Troque de escova com regularidade – De 3 em 3 meses ou quando as cerdas já estiverem danificadas é necessário trocar de escova. Opte por cerdas macias e escovas de cabeça pequena.

Cuidado na hora de escovar – As gengivas e a boca em geral ficam mais sensíveis com o aparelho dentário. Não faça movimentos demasiado bruscos e tenha bastante calma ao longo do processo de escovação.

Tenha consigo escovilhões interdentários – Este pequeno objeto, tal como o fio, ajuda muito na limpeza dos sítios onde a escova não chega. É prático de transportar e pode ser um ótimo aliado quando estiver com a sensação de comida presa.

Utilize elixir bucal – São grandes auxiliares para uma higienização mais eficaz, mas tenha em atenção que não substituem a escovação nem o uso de fio.

Faça a limpeza da língua – A língua acumula bastantes resíduos e deixa a pessoa com mau hálito. Nunca se esqueça de a escovar cuidadosamente.