02 Jul Branqueamento dentário. Tudo o que precisa de saber
O que é?
O branqueamento dentário é um procedimento utilizado para tornar os dentes mais brancos, que funciona através da remoção de pigmentação interna e externa do esmalte e da dentina.
É um dos tratamentos dentários estéticos mais procurados e deve ser sempre realizado por profissionais para que seja feito um melhor diagnóstico e utilizada a técnica mais adequada a cada sorriso.
O branqueamento pode danificar os dentes?
Não. Ao contrário de alguns produtos à venda publicitados como ‘branqueadores’, o branqueamento dentário não atua por desgaste do esmalte mas sim através de uma reação química inofensiva para os dentes.
Quem pode realizar um branqueamento?
À partida, qualquer pessoa com uma boa saúde oral, a partir dos 18 anos. No entanto, pacientes com problemas dentários como cáries, gengivites, desgaste ou sensibilidade dentária podem necessitar de tratamento prévio, daí a importância de ser o médico dentista a realizar o procedimento.
Como atua?
No branqueamento dentário, o que exerce o efeito branqueador são os produtos químicos aplicados em simultâneo. As luzes de laser são utilizadas como forma de acelerar a reação química dos produtos, para tornar o processo mais rápido.
Quais os efeitos secundários?
Por vezes, surge alguma sensibilidade dentária ou desconforto gengival, que desaparece com a interrupção do tratamento.
Pacientes com restaurações e próteses poderão ter de as substituir ou reparar no final do branqueamento, de forma a harmonizar a cor e a integridade das restaurações dentárias.
Outras questões…
No consultório pode informar-se sobre o tipo de branqueamentos disponíveis, qual o indicado para o seu caso e que resultados pode esperar.
Uma coisa é certa, vai sair com um sorriso brilhante, saudável e ainda mais bonito.