21 Out Aparelho dentário: verdades e mitos sobre o tratamento ortodôntico
O uso de aparelho dentário levanta sempre muitas questões por parte do paciente e acaba por dar azo a alguns mitos. Vamos, por isso, contar toda a verdade e desmistificar o que acontece durante o tratamento ortodôntico.
Não vai poder praticar desporto. Mito
O tratamento ortodôntico não vai interferir com a prática desportiva. No entanto é preciso ter cuidado em desportos de maior contacto, sendo que já são recomendados protetores bucais mesmo para quem não utiliza aparelho. Para além disso, existe o Invisalign, um aparelho mais confortável e que pode ser retirado para treinar.
Corrigir os dentes logo na infância traz melhores resultados. Verdade
É mais simples corrigir o posicionamento dentário quando ainda se está a dar o desenvolvimento ósseo, que ocorre na infância. A ortodontia preventiva e intercetiva conseguem prevenir problemas de má oclusão na idade adulta.
Os dentes vão ficar manchados no fim do tratamento. Mito
Os dentes não vão ficar manchados só pelo aparelho dentário. Desde que mantenha os hábitos corretos de higiene oral ao longo do tratamento, o seu sorriso permanece bonito e saudável. As próprias resinas utilizadas para segurar os brackets são concebidas para não deixar marcas.
O aparelho estético é menos eficiente. Mito
Os aparelhos estéticos ou invisíveis, como é o caso do Invisalign, são uma das mais recentes inovações da ortodontia e são tão eficientes quanto o método convencional.
É necessário ter cuidado com os alimentos ingeridos. Verdade
Ainda que não seja necessário alterar a alimentação, há alguns alimentos que são inimigos do aparelho dentário convencional. Deve evitar os mais rijos (como pão com códea dura, frutas com casca, frutos secos, etc) ou então parti-los em pequenos pedaços. Pastilhas elásticas, rebuçados, refrigerantes ou corantes também não são aconselhados.
O tratamento dentário é sempre doloroso. Mito
É normal sentir algum desconforto no início do tratamento ou quando for realizar a manutenção, pelas forças aplicadas para que os dentes se movimentem. No entanto, a sensação é passageira e nos dias seguintes nem se vai lembrar que está a utilizar aparelho.
Há limite de idade para o uso de aparelho. Mito
Desde que exista uma boa saúde óssea, responsável pela movimentação dos dentes, pode ser possível utilizar aparelho dentário em qualquer idade. Existem, no entanto, outros fatores que devem ser analisados com o médico ortodontista.