Sangramento das gengivas. Um sinal de alerta para a sua saúde oral - Prof. Doutor Armandino Alves
902
post-template-default,single,single-post,postid-902,single-format-standard,bridge-core-3.1.6,cookies-not-set,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

Sangramento das gengivas. Um sinal de alerta para a sua saúde oral

Sangramento das gengivas. Um sinal de alerta para a sua saúde oral

Já lhe aconteceu, no final de escovar os dentes, ficar com as gengivas a sangrar? Se sim, saiba que não é normal e pode indicar que tem uma inflamação da gengiva (gengivite) ou do periodonto (periodontite). No pior cenário pode mesmo levar à perda do dente, por isso é fundamental consultar um médico dentista se a situação persistir.

Quais as causas principais?

As gengivas quando estão saudáveis não sangram. Se isso acontecer é devido a vários fatores que podem comprometer seriamente a sua saúde oral, sendo a acumulação da placa bacteriana o principal.

A higiene oral desadequada é, assim, uma das grandes causas do sangramento das gengivas, já que a placa bacteriana se forma nos dentes mal escovados ou não escovados completamente. Com isto, são libertados produtos metabólicos nocivos que afetam o sistema imunológico e desencadeiam a inflamação da gengiva. Quando não tratada, pode atacar o periodonto e, por fim, o osso maxilar.

Outras causas para o sangue nas gengivas devem-se a uma escovagem agressiva, um método deficiente de uso de fio dentário, à administração de certos medicamentos ou alterações hormonais.

Como travar o sangramento das gengivas?

  • Fazer uma escovação correta. Nunca deve parar de escovar por causa do sangramento, até porque a infeção da gengiva só vai piorar. Para recuperar, a placa bacteriana tem de ser removida e isso deve ser feito com um reforço da higiene oral
  • Utilizar uma pasta de dentes adequada ao seu problema, com cerdas suaves e arredondadas
  • Utilizar fio dentário ou escovas interdentais para remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes, bem como um elixir para a proteção das gengivas
  • Visitar o dentista. Antes que o problema se torne irreversível, consulte o seu médico dentista com regularidade, para que faça uma avaliação da sua saúde oral.

O Dr. Armandino Alves – Centro de Ortodontia já dispõe de consultas de medicina dentária geral. Faça a sua marcação através do número 914 769 929 ou clicando AQUI.