A importância da saúde oral no desempenho desportivo - Prof. Doutor Armandino Alves
805
post-template-default,single,single-post,postid-805,single-format-standard,bridge-core-3.1.6,cookies-not-set,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

A importância da saúde oral no desempenho desportivo

A importância da saúde oral no desempenho desportivo

Quem pertence ao mundo do desporto e se depara com situações em que os resultados ficam aquém do desejado pode não pensar, à partida, que o insucesso esteja relacionado com a saúde oral. A verdade é que estudos comprovam que os problemas na boca influenciam a performance do atleta de diversas formas, podendo, inclusive, originar lesões musculares.

Sabia que…?

. Dentes infecionados podem diminuir o rendimento do desportista até 22%

. Lesões musculares demoram o dobro do tempo a recuperar caso exista alguma patologia dentária em simultâneo

. Problemas nas gengivas comprometem o coração, as articulações e dificultam a recuperação de lesões musculares

. A má oclusão ou a falta de dentição gera problemas na mastigação, o que prejudica a absorção dos nutrientes e pode provocar desequilíbrios musculares, dores de cabeça, desconforto e stress

. Os desportistas que pratiquem desportos de contacto têm 10% de possibilidades de sofrer um traumatismo dentário ou oral. Sem o uso de um protetor bucal esse risco aumenta 60 vezes

Lesões musculares e doenças periodontais

Jogadores de futebol são frequentemente objeto de estudo nesta área, comprovando-se a relação próxima entre doenças periodontais e as lesões musculares. As pesquisas comparam a frequência com que os atletas sofrem lesões não causadas por impacto direto e a saúde bucal.

A conclusão foi que atletas com problemas relacionados com a má oclusão, cáries ou inflamações se lesionam mais assiduamente e a maioria dos problemas passam pela musculatura e articulações.

Aly Cissokho e Jeffrén Suárez, dois jogadores que já passaram pelo campeonato português, foram casos conhecidos de atletas que sofriam de problemas dentários, que não só provocaram lesões como, num dos casos, acabaram por comprometer a transferência de clube por não passar nos testes médicos.

Se é praticante de desporto, de qualquer que seja a modalidade, não pode deixar que a sua performance seja afetada desta forma.

Tenha cuidados redobrados de higienização, mantenha uma alimentação saudável, modere o uso de bebidas desportivas e utilize protetores bucais, quando aplicável. É importante que consulte um ortodontista para tratar problemas ligados à má oclusão.

Siga estes conselhos e vai ver que os resultados lhe vão sorrir!