![](https://armandinoalvesortodontia.pt/wp-content/uploads/2020/06/page.jpg)
12 Jun O SORRISO DO TOMÁS
O sorriso do Tomás foi um caso clínico de elevada complexidade, uma vez que o paciente apresentava problemas graves, mordida cruzada unilateral, mordida aberta e taurodontismo (ver abaixo).
O tratamento deste tipo de problemas deve começar o mais cedo possível, entre os seis e os sete anos de idade, para garantir a eficácia do procedimento e evitar intervenções invasivas, prolongadas e muito complexas a posteriori.
Como o tratamento começou em tenra idade, a resolução do problema não foi tão complicada quanto seria na vida adulta. Foi necessário extrair dois dentes da parte superior, uma ação que por si só quase resolveu o problema. Como pode ver pelas imagens, no final do tratamento, não se nota qualquer dente em falta e a dentição o paciente evitou sérios problemas de saúde, além de ter conquistado um sorriso de sonho.
O taurodontismo é uma anomalia de desenvolvimento ao nível interno do dente que se caracteriza por uma coroa dentária longa, câmara pulpar grande e raízes pequenas.
A mordida aberta corresponde à ausência de contacto entre os dentes superiores e inferiores. Sem uma intervenção precoce, pode originar vários problemas e obrigar ao recurso à cirurgia.
Por sua vez, a mordida cruzada unilateral consiste numa má oclusão de apenas um dos lados. Quando fechamos a boca, num dos lados os dentes de cima ficam por dentro dos de baixo, ao contrário do que deveria acontecer. Sem uma intervenção precoce, pode originar vários problemas e até alterar a forma natural da face, os chamados desvios faciais.
Para mais informações, não hesite em contactar o Prof Doutor Armandino Alves – Centro de Ortodontia. Para nos contactar diretamente basta clicar AQUI ou, se preferir, ligar o 914 769 929.