Dr. Armandino Alves - Centro de Ortodontia suspende atividade temporariamente como medida de prevenção contra o novo coronavírus - Prof. Doutor Armandino Alves
623
post-template-default,single,single-post,postid-623,single-format-standard,bridge-core-3.1.6,cookies-not-set,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

Dr. Armandino Alves – Centro de Ortodontia suspende atividade temporariamente como medida de prevenção contra o novo coronavírus

Dr. Armandino Alves – Centro de Ortodontia suspende atividade temporariamente como medida de prevenção contra o novo coronavírus

O Dr. Armandino Alves – Centro de Ortodontia informa que suspende temporariamente a atividade por prazo indeterminado. Mantemo-nos, no entanto, disponíveis para apoiar e continuar a acompanhar os nossos utentes, que podem contactar-nos através do 914 769 929. Apesar de na atividade que desenvolvemos não haver elevado risco de contágio, já que não existem aerossóis (não utilizamos destartarizador nem turbina), são utilizados sistematicamente materiais de proteção (máscara, luvas…) e seguimos um protocolo rigoroso de desinfeção e higiene, consideramos que a prevenção é a melhor arma no combate à pandemia do novo coronavírus, conhecido por covid-19.

É fundamental diminuir o risco de contágio, é por isso que ficamos em casa e recomendamos que faça o mesmo. É fundamental manter a distância social porque o vírus não se mantém em suspensão no ar, pelo que a distância diminui a probabilidade de contágio. Não se esqueça de seguir sempre as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Lavar as mãos frequentemente, tossir para o braço ou evitar contactos muito próximos são pequenos gestos que estão ao alcance de todos e que fazem toda a diferença.

Reunimos algumas informações importantes que deve ter em conta, bem como ações para diminuir riscos para si e as pessoas que o rodeiam.

O que é o COVID -19?

É o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeções respiratórias graves, como a pneumonia.

Quais são os sintomas?

Febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) e cansaço são os sintomas principais, semelhantes aos da gripe, que podem evoluir para uma doença mais grave como a pneumonia. O período de incubação, até que a doença se manifeste vai de 2 a 14 dias, segundo as últimas informações publicadas.

Como se pode transmitir o vírus? 

O vírus é transmissível de pessoa a pessoa, através das gotículas respiratórias dos infetados, que se espalham com a tosse, espirros ou fala, e podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz e olhos de quem esteja próximo. O contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado, seguido de contacto com a boca, nariz ou olhos também proporciona a transmissão.

Como se proteger a si e às pessoas que o rodeiam?

Lave as mãos com frequência e sempre que se assoar espirrar ou tossir

Evite tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos

Adote medidas de etiqueta respiratória (tapar o nariz e boca ao espirrar ou tossir, utilizar sempre um lenço de papel ou braço e nunca as mãos e deitar o lenço no lixo)

Evite contacto social

É necessário utilizar máscara?

Segundo as informações divulgadas pelo SNS, as máscaras só devem ser utilizadas em casos de pessoas com sintomas de infeção respiratória, suspeitos de infeção por COVID-19 e por pessoas que prestem cuidados a estes doentes.

Há tratamento para o coronavírus?

Não há tratamento específico até à data. O tratamento é sintomático e de suporte de órgãos, dependendo da gravidade dos casos.

Antibióticos não são indicados para infeções virais. Os antivirais com que se tratam as pneumonias causadas pelo vírus da gripe não são adequados para o coronavírus.

O que fazer em caso suspeito de infeção?

O doente deve contactar o sistema de saúde através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).