04 Dez Sensibilidade dentária. Conheça as causas e evite o problema
Se já sentiu uma pontada aguda nos dentes enquanto estava a comer (ou beber) algo frio, quente, doce ou ácido, provavelmente já experimentou um dos sintomas da sensibilidade dentária.
Este é um problema comum de saúde oral, desconfortável e capaz de afetar o momento das refeições, bem como condicionar os hábitos de higienização dentária.
Como surge?
A sensibilidade dentária surge quando há exposição da dentina, uma das partes interiores do dente. Isto pode acontecer por desgaste do esmalte (responsável por proteger o interior dos dentes) ou por retração gengival (quando o tecido da gengiva que cobre o dente diminuiu, expondo a sua raiz).
Assim sendo, identificam-se as seguintes causas para o aparecimento do problema:
. Escovação incorreta (higienizar os dentes com demasiada força, frequência ou com escovas muito rijas)
. Uso frequente de pastas de dentes abrasivas (como é o caso das pastas branqueadoras)
. Consumo de alimentos muito ácidos ou ricos em açúcar
. Cáries em estado avançado
. Bruxismo (ato de ranger os dentes)
. Doenças nas gengivas
. Tártaro nos dentes
. Tratamentos dentários recentes (após destartarizações, branqueamentos ou restaurações)
. Dentes partidos
. Restaurações estragadas
Como tratar?
Tal como qualquer problema, para combater a sensibilidade dentária o melhor é sempre prevenir e ter em atenção as causas acima mencionadas, reforçando a higiene oral.
No entanto, um quadro de sensibilidade dentária não implica necessariamente um tratamento complexo. Nos casos menos graves, a questão pode resolver-se com o uso de uma pasta dentífrica adequada, com flúor para fortalecer o esmalte. A própria saliva, graças aos seus constituintes, também é um bom aliado para remineralizar o esmalte.
Se a sensibilidade dentária resultar, por exemplo, de cáries dentárias ou outras complicações, só um médico dentista pode ajudar.
Marque a sua consulta de medicina dentária através do 914 769 929 e volte a sorrir sem limitações.